quarta-feira, 7 de outubro de 2009

interlude: team X + brutalism? NOT, neo-brutalism


Não há como desassociar qualquer reflexão feita a respeito do Smithson de sua significativa participação do TEAM X, como a própria Alison disse,  o Team X era mais importante para ela e o marido que para qualquer outro participante. Dentro das reuniões do grupo os Smithson discutiram uma redefinição coletiva para o dimensionamento da arquitetura e o planejamento urbano, criaram um diagrama de escalas para visualização desse argumento, e também repensando as quatro funções descritas na Carta de Atenas, moradia, trabalho, transporte e lazer. Esse diagram, batizado de "Escalas da Associação" tinha também quatro instancias do projeto, CASA, RUA, BAIRRO, CIDADE.

Com o grupo, chegaram a uma visão da cidade como palco em que se manifestam as diversas possibilidades de associação da comunidade com o local e entre as pessoas da mesma comunidade. Junto ao Team X, os Smithson propõe uma investigação dos princípios do desenvolvimento urbano e das unidades significativas, acima da unidade familiar. Essa investigação se da atravéz da observação do comportamento, das atividades, dos vínculos estabelecidos com os espaços existentes e as maneiras que acontecem a identificação e aproximação com determinados lugares. Buscando uma relação entre a forma física do lugar e as necessidades socio-psicológicas a serem atendidas em um espaço com concentração de pessoas.


“O homem pode se identificar de imediato com seu próprio lar, mas não se identifica facilmente com a cidade em que esta situado. ‘Pertencer’ é uma necessidade emocional básica – suas associações são de ordem mais simples. Do pertencer – identidade – provem o sentido enriquecedor da urbanidade. A ruazinha estreita da favela funciona muito bem exatamente onde fracassa com freqüência o redensenvolvimento espaçoso.”
Alison Smithson

O crítico Reyner Baham mais tarde chamaria as teorias dos Smithson de NEO-BRUTALISMO. Num momento em que os ensinamentos de Corbusier estão cada vez mais degradados entre pilots "decorativos", os Smithson mostram a reação com reflexão não do passado, mas nas formas das moradias populares, seu pensamento embate conteúdo estético com o conteúdo ético das obras e reflexões arquitetônicas, estundo a relação entre associações humanas, edifícios e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário